ação empresarial
Nos vários níveis organizacionais o planejamento é organizado por meios diferentes. Existe uma hierarquia de planos. Há três níveis diferentes de planejamentos: Planejamento estratégico, tático e operacional.
O Estratégico é um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões acerca de empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo, é o planejamento que envolve prazos mais longos. Discutidos e formulados nos níveis hierárquicos mais elevados da empresa.
O Tático é um conjunto de decisão sobre os empreendimentos mais limitados, prazos mais curtos, áreas menos amplas e níveis mais baixos de hierarquia da organização. Tem por finalidade aperfeiçoar determinada área de resultado e não a empresa como um todo
O planejamento Operacional se preocupa basicamente com “o que fazer e “como fazer” no nível em que as tarefas são executadas. É projetado para curto prazo, para o imediato. É voltado para eficiência, envolve cada tarefa isoladamente e normalmente lida com a rotina diária, semanal ou mensal .
O planejamento é uma das principais funções do administrador dentro do Processo Administrativo.
Planejar é o primeiro passo do Processo de Administrar, é pensar antes de agir ou preparar as maneiras mais adequadas para a ação. Dessa forma objetiva-se o melhor caminho para se atingir os resultados esperados.
O ato de planejar envolve sensibilidade ao mercado e à missão da organização além de vários métodos e técnicas que tornam o planejamento realmente eficaz. Assim a organização deixa de agir unicamente de maneira intuitiva e passa a atuar de forma profissional e focada facilitando seu desenvolvimento.