Aplicabilidade da Logística Reversa no Contexto das Organizações: Fonte de Vantagens Competitivas e Redução de Impactos Ambientais
Contexto das Organizações: Fonte de
Vantagens Competitivas e Redução de
Impactos Ambientais
A medida adotada por várias empresas, na busca por redução de custos e adequar-se às leis ambientais e alcançar vantagens competitivas, é a implantação da logística reversa, que tem por objetivo, o retorno de seus produtos/embalagens ao seu centro produtivo, buscando agregar valor nos produtos pós-venda.
Uma das principais questões é a da reciclagem de resíduos sólidos, proporcionando novas oportunidades tanto para empresa quanto para o meio ambiente.
A busca por excelência faz parte dos pensamentos de quaisquer organizações. Para atender as demandas mercadológicas, a logística reversa é vista como ponto estratégico, relacionada à tecnologia e ao marketing verde. A importância de implantar logística reversa nas organizações está relacionada à sobrevivência das espécies, em razão de grandes agressões ao meio ambiente, ocasionados pelos processos industriais, que geraram ao longo dos anos, danos ecológicos, desestabilizando o ecossistema.
Outra importância em adotar a logística reversa é revitalização e valorização dos produtos recuperados, sendo que em vez de virarem lixo, viram obras artísticas. O consumidor mais sensível precisa de informações sobre os impactos dos produtos e processos no meio ambiente. A Logística reversa refere-se ao papel da logística no retorno de produtos, redução na fonte, reciclagem, reuso de materiais, disposição de resíduos, reforma, reparação e manufatura.
Ambos os conceitos de logística reversa, numa visão de impactos ambientais, vêem nesta ferramenta, a minimização de impactos sobre o meio ambiente, através da reciclagem, reuso de materiais, e outros.
A logística reversa é considerada uma importante ferramenta vantajosa para as organizações, pois reduz custos, alavanca a receita, reduz impactos ambientais, tornando seus produtos reutilizáveis.
As organizações, estão voltadas a trabalharem