Transplante renal
Insuficiência Renal
Os rins são órgãos pares localizados na região inferior das costelas, na altura da cintura, protegidos pelos músculos das costas. Funciona como um filtro deixando passar substâncias que podem ser tóxicas e retendo aquelas que são importantes para manter o equilíbrio do nosso organismo. A insuficiência renal se dá quando os rins diminuem muito seu funcionamento ou param de funcionar. A insuficiência renal crônica pode ter várias causas: congênitas, doenças hereditárias e há também as adquiridas. A falência renal pode afetar qualquer pessoa e pode ocorrer a qualquer momento da vida. A doença normalmente progride de forma lenta, mas gradual, resultando em múltiplos sinais e sintomas decorrentes da incapacidade do rim de manter a homeostasia interna. A Insuficiência Renal Crônica- IRC, é uma doença onde há uma perda progressiva e, geralmente, irreversível da função renal de depuração, sendo qualificada em leve, moderada e grave ou terminal (BARROS et al, 1999).
Os dois tratamentos usados quando os rins falham são a diálise e o transplante. O tratamento com diálise que pode ser feito em casa ou em uma clínica remove fluidos excedentes e resíduos de seu corpo:
• Hemodiálise (HD): consiste na filtração do sangue através de um processo extracorpóreo de depuração mediado pela membrana de um deslizador, que funciona como um rim artificial. A duração de cada sessão desta terapêutica varia de 3 a 4 horas, 3 vezes por semana. Para a realização deste tratamento, torna-se necessário a utilização de um acesso vascular, que pode ser temporário, como os cateteres de vaso profundo de duplo lúmen, ou permanentes: fístula arteriovenosa.
Transplante de rim significa receber um novo rim para substituir seus rins comprometidos. Tanto a diálise quanto o transplante são tratamentos efetivos para insuficiência renal. Se você não fizer nada, sua saúde continuará a piorar. Se não tratada, a insuficiência