Sentidos
Nós, seres humanos, temos cinco sentidos fundamentais, são eles: audição, olfato, paladar, tato e visão. São eles que propiciam o nosso relacionamento com o ambiente. Com esses sentidos o nosso corpo percebe o que está ao nosso redor e isso nos ajuda a sobreviver e integrar com o ambiente em que vivemos.
Existem receptores especializados, que são capazes de adquirir diversos estímulos. Os três receptores são: Exteroceptores, Proprioceptores, Interoceptores.
Órgão Sentido
Olho
Visão
Nariz
Olfato
Orelha
Audição
Pele
Tato
Língua
Paladar (gustação)
O nosso contacto com o mundo é feito através dos sentidos, que ajudam o nosso corpo a perceber o que nos rodeia.
AUDIÇÃO
Os órgãos da audição são os ouvidos. Sons muito agudos ou muito graves não são percebidos pelo ouvido humano.
Ex.: os golfinhos comunicam-se através de sons tão agudos que não podemos ouvi-los directamente, mas como apenas com aparelhos especiais.Existem crianças que são surdas. Isto quer dizer que ouvem.
OLFACTO
As fossas nasais são responsáveis pelo olfacto. O ar transporta, até às fossas nasais, substâncias diversas que sensibilizam as células olfactivas. Então a mensagem é conduzida pelo nervo olfactivo até o cérebro, onde é interpretada.
Das coisas que têm cheiro, soltam-se pequenas partículas que entram pelo nariz e atingem os sensores do cheiro, no seu interior, sendo assim, existem milhares de cheiros diferentes
PALADAR
Distinguimos os sabores pelo sentido da gustação,