Os sentidos
Ao atravessar uma rua sempre olhamos para os lados. Através da nossa visão o cérebro recebe estímulos e após processá-los nós conseguimos discernir, por exemplo, se algum veículo impede a passagem. Muitas vezes a nossa visão pode nos enganar, como não ver o veículo se aproximar, mas através da audição poderíamos detectá-lo.
Nossos cinco sentidos são de suma importância. Imagina comer ou beber e não sentir o gosto, ou não conseguir ir nem mesmo ao banheiro por não enxergar o caminho. Nesse trabalho detalharemos os sentidos e a imensa dificuldade, como doenças, que são acarretadas com a falta dos mesmos. VISÃO
Um órgão sensível é o receptor de qualquer luminosidade exterior: os olhos. Eles não servem apenas para “enxergar”, é através deles que expressamos nossos sentimentos, seja tristeza, alegria, cansaço, etc. Muitos chamam de as janelas do mundo. A visão é um dos sentidos mais importantes, através dela cerca de 80% das informações obtidas pelo nosso cérebro chegam por intermédio dos olhos.
Ao captar algum tipo de luz o cérebro recebe estímulos e o mesmo decifra a imagem, ou seja, o cérebro é quem enxerga, por exemplo, uma pessoa poderia ter os olhos perfeitos, mas se tivesse uma danificação na parte do cérebro responsável por comandar a visão essa pessoa não enxergaria.
O olho é revestido por três membranas. A primeira é a esclera, a parte “branca” do olho. Antes da esclera temos a córnea, podendo ser comparada a um para-brisa de carro, pois é por intermédio da córnea que a luz penetra. A segunda camada é conhecida como íris, vindo antes da córnea, ela é comparada a nossos polegares, pois cada pessoa possui sua identidade única de íris. Seu nome vem da deusa do arco-íris, por apresentar diversas cores, e sua cor é definida pelo genes de cada pessoa, tendo por base a melanina.
Quando olhamos para um lugar claro e depois olhamos para o escuro podemos perceber que a visão fica ofuscada. Isso ocorre devido a pupila que se fecha para deter os