Transmiss o de Energia El trica e Linhas de Transmiss o
ENERGIA ELÉTRICA E
LINHAS DE
TRANSMISSÃO
Trabalho Didático da disciplina de SEP
O uso de energia elétrica está amplamente difundido na sociedade contemporânea.
Sabemos que tal energia pode ser produzida em usinas que podem utilizar diversos princípios para realizar tal função, as usinas podem ser: hidroelétrica, termoelétrica, nuclear, solar, dentre outras.
Como essa energia é transmitida desde a central de produção até a tomada de nossa casa onde ligaremos nossos aparelhos eletrônicos?
Trabalho Didático da disciplina de SEP
Desde a descoberta da eletricidade até os dias de hoje, ainda não foi possível transmitir a energia elétrica pelo ar, ao menos não de forma economicamente viável. Desse modo, há a necessidade de encaminhar a energia gerada nas usinas, sejam elas térmicas, hidráulicas, termo-nucleares, eólicas, solares, etc., até os centros urbanos - onde, em sua maioria, a energia elétrica será consumida. É, portanto, a partir desse ponto que surge a necessidade de construção das redes de energia elétrica – do contrário, não haveria como a energia gerada chegar ao seu destino final.
Trabalho Didático da disciplina de SEP
Ao sair das usinas e seus geradores, a eletricidade é transportada através de cabos aéreos, ou seja, cabos visíveis por não estarem enterrados, sendo revestidos por camadas isolantes e fixados em grandes (e altas) torres de metal. Chamamos a todo esse conjunto de cabos e torres, portanto, de rede de transmissão de energia elétrica. As Transmissoras de energia costumam administrar as Linhas de
Transmissão com as maiores voltagens; contudo, há também redes de menor voltagem dentro das próprias distribuidoras de energia elétrica, isso para permitir que as distribuidoras possam levar a energia de voltagens menores e mais seguras aos clientes de sua área de concessão.
Trabalho Didático da disciplina de SEP
Outros elementos importantes das redes de transmissão são os isolantes de vidro ou porcelana, os que circundam e