O MERCADO DE LUXO NO BRASIL: A atuação das marcas internacionais no mercado da moda
O MERCADO DE LUXO NO BRASIL:
A atuação das marcas internacionais no mercado da moda
Julia Schimuneck Kern
Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM-Sul
Graduação em Relações Internacionais, com ênfase em Marketing e Negócios
Resumo
O presente artigo tem como objeto de estudo compreender o mercado de luxo brasileiro, através da atuação de marcas internacionais do segmento de moda. Ao analisar o modo com que as marcas, relacionadas a moda, atuam no Brasil, este artigo apresenta uma conceituação sobre o que é luxo, sua relação com a moda seguido pela a apresentação dos segmentos de atuação de produtos, serviços e marcas no segmento de moda. O estudo analisa também a forma de atuação dos principais players estrangeiros presentes nesse mercado brasileiro.
Palavras-chave: Luxo. Moda. Atuação de marcas de luxo no mercado brasileiro.
Abstract
The objective of this article has understand the luxury market in Brazil, through the work of international brands in fashion segment. By analyzing the way in which brands, fashion related, operating in Brazil, this article presents a conceptualization of what is luxury, the relationship with the fashion market followed by the presentation of segments of products, services and brands in the segment fashion. The study also looks at the role of the leading foreign players present in the Brazilian market.
Key words: Luxury. Fashion. Performance of luxury brands in Brazilian Market.
2
1 Introdução
O tema luxo vem sendo discutido ao longo dos cenários mercadológicos e acadêmicos sob os mais variados vieses. De um lado encontram-se autores que focam seus estudos no entendimento e definição dos conceitos, com abordagens acerca do construto e definições sociais e culturais sobre o assunto (FEATHERSTONE, 1995). De outro lado notam-se vertentes de estudos que se centram no entendimento de como o luxo pode ser explicado e como o consumo de produtos, serviços e experiências relacionadas ao luxo é desenvolvido. O fato é que o tema