Transito e bebida alcoolica
O PRESENTE TRABALHO VISA A PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRÃNSITO. DENTRE OS FATORES DE RISCOS EM DESTAQUE A INGESTÃO DE BEBIDA ALCÓOLICA COMO CAUSA DE ACIDENTES. OBSERVASSE QUE ENTREVISTAS SERÃO USADAS COMO BASE PARA DESCOBERTAS DESTE USO, SE SENDO USO DIÁRIO PREJUDICANDO O CONDUTOR. CABENDO AO ENTREVISTADOR COLOCAR OU NÃO TAL USUÁRIO COM RISCO NO TRÂNSITO.
Como representante do GT com sua experiência enquanto psicólogo. Considerando a sua experiência e o que foi vivenciado na disciplina de Psicopatologia, como você montaria esse plano estratégico?
Resposta
Acredito que esse plano seria elaborado desde o fator escolar. Nas escolas privadas e públicas, onde deveriam terem a partir do ensino médio , aulas de Trânsito enfatizando para o perigo do uso de álcool e sua ligação com os acidentes de trânsito. Esse plano estratégico seria de uso preventivo, já que os alunos serão futuros condutores. Aulas expositivas e dinâmicas. Os próprios alunos indo até os sinais de trânsito com maior fluxo de condutores, fazendo entrega de panfletos e palcos armados de modo estratégico para dramatizações. Com isto enfatizando o fator Educação e Saúde. Como sabemos, a educação é o principal alvo para se evitar os acidentes.
Qual a importância de uma Annaminese bem feita, para poder o Psicólogo Perito em Trânsito pode interpretar estes dados colhidos na entrevista e qual a repercução para a sua prática cotidiana.
Resposta
O psicólogo quando Perito de Trânsito, tem que está bem preparado para poder capturar em sua anaminese. Os fatores de risco ao trânsito. Entre estes fatores esta o uso abusivo de bebida alcoólica. O rapport é o caminho mais fácil para podermos descobrir o uso do álcool. Muitos candidatos na coleta de dados não colocam que fazem uso do álcool. O psicólogo com boa experiência é capaz de descobrir tal uso. Também para se descobrir o uso de tal substãncia o aspecto físico, a postura, tremores,e o próprio hálito do candidato. O