A relação entre consumo abusivo de álcool e acidentes de trânsito
O presente trabalho trata de um projeto de revisão bibliográfica que tem como base sete artigos da plataforma Scielo, envolvendo a correlação de bebida alcoólicas e acidente de trânsito. Para obter resultados, foi utilizado o método de correlação linear (Pearson). Os resultados mostram que a associação entre excesso da ingestão de bebida alcoólica e acidentes de trânsito é fraca, pois a embriaguez não é o único fator de risco nesse desfecho; entretanto, quando a comparação é feita entre os sexos, a incidência é maior em homens do que em mulheres.
Abstract
This article is a project of bibliographic revision which was basedb in seven articles found in Scielo platform, involving the association of alcoholic drinks and traffic accidents. For the results, it was used Pearson method. The results show that the association between alcoholic drinks and car accidents is weak, because (embriaguez) is not the only risk factor. Though, when the comparison is made by gender, the incidence is bigger in men than in women.
Introdução
A literatura que trata de consumo abusivo de álcool e acidentes de trânsito apresenta uma certa associação entre esses dois temas. O aumento do consumo excessivo de álcool no Brasil tem constituído um relevante problema de saúde pública não só por suas consequências físicas na parcela da população exposta, mas também pelos riscos para transtornos familiares que a dependência do álcool acarreta, os quais também são sentidos por aqueles que se relacionam com o indivíduo dependente.
Além disso, os efeitos do álcool mais comuns, como desinibição comportamental, comprometimento cognitivo, diminuição da atenção, piora da capacidade de julgamento e diminuição da coordenação motora, podem estar associados diretamente com a ocorrência de causas externas. O comportamento de dirigir alcoolizado no Brasil tem sido algo mais comum entre os adultos jovens, e se tornou uma das principais causas de óbitos por causas externas nos últimos anos.
O