Graduando
Contexto histórico: alemanha unificada
O SOCIÓLOGO
Na visão de Max Weber, a função do sociólogo é compreender o sentido das chamadas ações sociais, e fazê-lo é encontrar os nexos causais que as determinam.
TIPO IDEAL
O tipo ideal refere-se a uma construção mental da realidade, onde o pesquisador seleciona um certo número de característica do objeto em estudo, a fim de, construir um topo tangível, ou seja, um TIPO. Esse tipo será muito útil para classificar os objetos de estudo. Por exemplo, quando pensamos em democracia temos em mente um conjunto de características em nossa mente dando origem a um todo idealizado (o Tipo Ideal). Ao observar um sistema político contrastamos com esse tipo que temos em mente para classificar esse sistema como democrático ou não.
O objetivo de Weber, ao utilizar o recurso "tipo ideal", não é de esgotar todas possibilidades das interpretações da realidade empírica, apenas criar um instrumento teórico analítico.
É a escolha por parte do cientista, dos elementos considerados mais importantes.
SOCIOLOGIA
Weber define a Sociologia como a ciência que pretende entender, interpretando-a, a ação social, para explicá-la causalmente em seus desenvolvimentos e efeitos, ou seja, pretende explicar que tipo de mentalidade leva à realização das ações.
A Sociologia é feita por ações sociais praticadas por indivíduos. A sociologia de Weber não é uma sociologia de grupos mas sim de indivíduos agindo socialmente. As normas e regras sociais são resultado do conjunto das ações individuais
Quando este indivíduo age em relação a algum outro existe a chamada: ação social
AÇÃO SOCIAL
“A ação social é um ação com o sentido subjetivamente visado – por um agente para outros agentes.”
Primeiramente, só é considerado ação social aquilo que o indivíduo faz visando o próximo, ou melhor, é uma ação reconhecida pelos demais; como andar de bicicleta. Um exemplo de “não ação social” poderia ser um livro escrito e não publicado pelo