Dicionário filosófico de hélio clemente
vivendopelapalavra.com
Por: Helio Clemente
Apresentamos a seguir um pequeno glossário de termos usados comumente em estudos filosóficos.
A respeito da Bíblia: A primeira ocupação de um intérprete é permitir que o autor diga o que quer dizer, ao invés de atribuir ao autor o que pensa que ele quer dizer (Calvino).
A PRIORI
Independente de qualquer observação ou experiência prévia.
A POSTERIORI
Dependente da observação ou de experiência prévia.
ABSOLUTO
Que não tem limitações, imutável ao longo do tempo, que não se condiciona por qualificações.
ÁGAPE
Refeição em comum celebrada entre os primeiros cristãos. Qualquer refeição em comum, principalmente entre amigos.
AGNOSTICISMO
De acordo com o naturalista inglês Thomas Henry Huxley, metodologia que só admite os conhecimentos adquiridos pela razão. Não aceita nenhuma conclusão que não seja demonstrada. Considera inúteis as questões metafísicas, já que estas tratam de realidades incognoscíveis. É considerada uma forma de ateísmo, porque nega a revelação de Deus pela Escritura.
ALTERIDADE
Qualidade do que é outro.
ANTINOMISMO
Conceito que nega que a lei de Deus, conforme as escrituras, deve controlar diretamente a vida dos cristãos. De fato, o legalismo ou a prática da lei como justificação perante Deus é anticristã, porém a pessoa justificada pela graça de Deus encontra prazer e realização nos mandamentos e preceitos bíblicos através da regeneração e da conservação pelo Espírito a que são sujeitas pela própria justificação divina.
ANTROPOLOGIA
Estudo do homem, como unidade individual, dentro do reino animal.
ANTROPOPATIA
Atribuição de sentimentos humanos a Deus.
ARISTOTELISMO
Influência do pensamento de Aristóteles, filósofo grego, no desenvolvimento da doutrina cristã. Segundo Aristóteles o homem traz em si qualidades imanentes, ao contrário de Platão e Sócrates que afirmam que a matéria, inclusive o homem, é bruta e só