Maquiavel. (5a versão)
SIMONE FERREIRA DE SOUZA
NICOLAU MAQUIAVEL
BRASÍLIA – DF 2006
SIMONE FERREIRA DE SOUZA
NICOLAU MAQUIAVEL
Pesquisa destinada ao curso de Administração da Faculdade Brasília de Tecnologia, Ciências e Educação, para obtenção de grau em Filosofia e Ética Profissional.
BRASÍLIA – DF 2006
2
RESUMO
Trabalho focado na ética defendida por Nicolau Maquiavel, realizado a partir da análise da obra O Príncipe. Inclui citações de conceitos científicos sobre conhecimento humano, sociabilidade e socialização, sociedade, ética e moral, e formas de dominação. A capacidade do ser humano em interpretar a realidade e transmitir conhecimento aos seus pares, possibilitou ao indivíduo a recriação da realidade conforme sua necessidade, seu interesse e/ou seu ponto de vista. As sociedades se formaram com o objetivo de que fossem supridas as necessidades básicas dos seus membros. Por seu turno, os membros reconhecem como seu líder aquele que demonstra maior capacidade de obter obediência e a sociabilidade faz com que os indivíduos aprendam as normas sociais dos grupos aos quais pertencem, e se submetam a elas. Ante a instabilidade política das cidades-estados italianas, Maquiavel exorta o príncipe a investir no desenvolvimento de qualidades e competência para governar, apresenta sua concepção sobre as melhores práticas capazes de influenciar decisivamente e controlar todas as variáveis que influenciam o destino do principado. De acordo a ética de Maquiavel, a busca pela estabilidade política justifica todo e qualquer comportamento adotado pelo governante.
3
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.............................................................................................5 1ª PARTE: OS CONCEITOS O CONHECIMENTO HUMANO..................................................................5 Os Quatro Tipos de