Transformação e realidade organizacional
UMA PERSPECTIVA BRASILEIRA
TRANSFORMAÇÃO ORGANIZACIONAL E INOVAÇÃO GERENCIAL
PARA INGLES VER: IMPORTAÇÃO DE TECNOLOGIA GERENCIAL NO BRASIL
A realidade brasileira apresenta traços elementares muito diversificados, o que resulta em uma textura sociocultural multifacetada e complexa, influenciando nossas organizações e a forma como são geridas. As empresas muitas vezes refletem influencias contraditórias que interagem gerando modelos diversos entre si e distintos das categorias ideias normalmente adotadas em estudos organizacionais. Somos plurais, paradoxais e ambíguos e ao mesmo tempo tremendamente plásticos e permeáveis a influencias externas. Possuímos um universo organizacional que pode e deve ser pensado a partir das nossas características como povo e nação.
Este ensaio tem por objetivo discutir a importação da tecnologia gerencial e as consequências de sua aplicação em um contexto culturalmente diverso do original. Acredita-se que a importação de modelos de gestão e de metodologias de transformação organizacional, associada a rápida inserção da economia brasileira as rotas financeiras e comercias internacionais, esta provocando nas empresas locais um afastamento entre o discurso e a pratica gerencial. O discurso se vale da retorica gerencialista norte-americana, enquanto a pratica é difusa, diversa e transparece as ambiguidades reais do pais. O resultado é a realidade organizacional do “faz-de-conta” ou “para inglês ver”, que confunde e prejudica o entendimento dos fenômenos organizacionais.
Raizes do brasil: sexo e aventura no novo mundo
Considerando a forma de colonização, a influencia escravocrata, latifundiaria e de monocultura sobre a constituição da textura sociocultural brasileira, a aparente uniformidade e a unidade nacional escondem disparidades, contradições e antagonismos. A américa portuguesa foi forjada ao longo dos séculos pela supressão das identidades discrepantes e repressão a movimentos