Complexos regionais brasileiros
Ingrid Espíndola – 2ºano
Complexos Regionais Brasileiros
Existem regionalizações formais e informais. A divisão oficial do Brasil feita pelo IBGE, é um exemplo de divisão formal e administrativa, na qual contém as cinco Macrorregiões do país: Noste, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Essa divisão deixa mais clara a compreensão de como anda a situação nacional, a partir das estatísticas dada por cada estado. O geógrafo Pedro Pinchas Geiger compôs uma divisão que não obedece aos limites do estado Brasileiro, ou seja, uma divisão informal e científica (divisão em Complexos Geoeconômicos Regionais). Nessa divisão Pedro Pinchas contemplou as características econômicas do território. Nessa divisão existem 3 complexos regionais: Amazônia, Nordeste e Centro-Sul.
[pic]
Amazônia: É a região geoeconômica menos populosa apesar de ter a área de aproximadamente 5,1 milhões de m². A Amazônia é o complexo regional brasileiro, por conter todos os estados do norte, boa parte do estado do Mato Grosso do Sul e ainda um pedaço do Oeste do Maranhão .
Contém a maior bacia hidrografica do planeta, que se extende por mais de 7 milhões de km²
[pic]
(mapa da hidrografia amazônica)
O clima predominante é o equatorial úmido, a temperatura é estavel, em torno de 25ºC. Em uma parte setentrional do país, há o clima equatorial semiúmido, é quente, porém menos chuvoso. No sudeste do complexo regional predomina o clima tropical, no qual recebe influências do equatorial úmido e das massas polares do sul, resultando em estações do ano bem definidas.
A vegetação na amazônia é bastante escassa, por conta da dificuldade da entrada de luz pela abundância de copas. Na amazônia não existem animais de grande porte, a maior parte da fauna é composta de animais que abitam as copas das árvores. Alguns exemplos de animais que encontramos por lá: tucanos, pipa-paus, papagaios, entre outros
Nordeste: O relevo do