Geografia
Resumo
O Brasil sendo um país subdesenvolvido nossas economias vêem dependendo de investimentos estrangeiros junto com a presença de empresas transnacionais. Como tal continuação o Modelo Econômico “ arquipélago” apresenta conjunto de áreas econômicas, que com o tempo vem tendo a economia voltado a um único centro polarizado, que no caso a região Sudeste. Pedro Pichas Geiger dividiu o Brasil em três complexos – Amazona; Nordeste; Centro-Sul – havendo grandes diferenças entre eles, pois o melhor desempenho tem sido do complexo Centro-Sul. Com o tempo novos geógrafos propuseram uma nova regionalização, tendo entre a Região Concentrada que incluis os principais estados e com isso reúne os melhores finanças do país.
Palavras-Chave: Economia, Brasil, Desenvolvimento
1.Introdução
Venho através deste trabalho comentar sobre o subdesenvolvimento do Brasil, visando um pouco sobre os investimentos estrangeiros e transnacionais, sobre o modelo econômico até fazer parte deste era chamado de “arquipélago” pois seu conjunto de áreas econômicas funcionavam como “ilhas”. No decorrer do trabalho irei comentar sobre os complexos regionais, suas divisões, e mudanças que vieram com o decorrer do tempo, e para finalizar um breve comentário sobre a integração e desenvolvimento.
2. Desenvolvimento
O ingresso do Brasil, como país soberano, no sistema capitalista mundial ocorreu não como nação industrializada, mas como um dos inúmeros participantes da periferia do capitalismo.
Durante quase um século, permanecemos como exclusivo produtor e fornecedor de matérias-primas agrícolas, como ocorreu no período colonial.
O Brasil só consolidou sua industrialização após a Segunda Guerra, num processo conhecido como substituição de importações.
Apesar de industrializado, o Brasil permanece subdesenvolvimento em virtude dos indicadores sociais, do nível tecnológico e da dependência da tecnologia e de