transformadores
PROF. HESTON SILVEIRA hsilveira@ucs.br TEMPERATURA
Sendo uma das sete grandezas fundamentais do SI, a temperatura não possui uma definição. Os físicos a medem na escala Kelvin, embora no nosso dia-a-dia a medimos em graus Celsius. Embora não exista um limite superior para temperatura de um corpo, existe um limite inferior. Esta temperatura limite é tomada como sendo o zero da escala Kelvin de temperatura. É a grandeza que mede o estado de agitação térmica das partículas que constituem um corpo. Por exemplo, a temperatura de um gás mede o estado de agitação das moléculas desse gás. Quanto maior a velocidade média das moléculas maior será a sua temperatura. LEI ZERO DA TERMODINÂMICA
Por definição, dois corpos possuem a mesma temperatura se estiverem em equilíbrio térmico entre si. “Se três sistemas apresentam-se isolados de qualquer outro universo externo, e, dois sistemas consecutivos estiverem em equilíbrio térmico com o terceiro, então os dois sistemas consecutivos estarão em equilíbrio térmico entre si.”
Esta lei estabelece como acontecem as trocas de calor entre os corpos. Ela está relacionada com a energia interna dos materiais expressa, indiretamente, pela temperatura.
MEDIDA DA TEMPERATURA
Para criar uma escala de temperatura escolhemos um fenômeno térmico que pode ser repetido e arbitrariamente atribuímos a ele um valor numérico.
Podemos fazer a escolha do ponto de fusão do gelo ou ponto de ebulição da água, mas, por razões técnicas, utiliza-se o ponto triplo da água.
O ponto triplo de uma substância é a temperatura e a pressão nas quais os três estados da matéria (sólido, líquido e gasoso) coexistem em equilíbrio termodinâmico.
ESCALAS TERMOMÉTRICAS
É um conjunto de valores numéricos de temperaturas, associados a um determinado estado térmico preestabelecido, denominados pontos fixos da escala.
DILATAÇÃO TÉRMICA
Em muitas situações diárias a dilatação térmica é levada em