EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: Uma contribuição à formação profissional no município de Cametá
Arodinei Gaia de Sousa1
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Especialização em Educação à Distância: Gestão e Tutoria
06/12/2012
RESUMO:
O Ensino à Distância no município de Cametá, no bojo da expansão da Educação Superior, vem proporcionar o acesso de futuros profissionais graduados que não puderam estudar em uma universidade regular seja ela pública ou privada. Entre os grupos de pessoas que vão passar a ter ingresso a um curso universitário podemos destacar os moradores de áreas ribeirinhas e de colônias, os trabalhadores do setor comerciário e os trabalhadores da educação que até o momento atuavam sem uma qualificação profissional superior. São esses que, impedidos por vários fatores, vão poder realizar o sonho de cursar uma graduação, através de universidades que adotam a sistema de Educação à Distância, que é o caso da Uniasselvi.
Palavras-Chaves: Educação à distância. Inclusão Educacional. Estudantes ribeirinhos. Trabalhadores do comércio
1- INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como foco principal fazer uma discussão acerca da importância do Ensino a distância para a formação de profissionais nas diversas áreas no município de Cametá, tendo como referência a educação de nível superior.
O município de Cametá está localizado no estado do Pará na mesorregião do nordeste e na microrregião cametaense a cerca de 170 km de distância da capital Belém por via hidroviária e 146 km por via aérea, possui uma área territorial de cerca de 3.108,5 km².
O trabalho foca inicialmente a respeito da chegada do Ensino a Distância de nível superior no município no início do século XXI, fruto do processo de expansão e desenvolvimento da educação superior no modelo à distância o que já estava previsto na LDB 9394/96, o que foi consolidado mais tarde com o decreto 5622 de 2005.
Em seguida se busca pontuar de que forma a graduação à distância veio se tornar uma