Transformadores
- O enrolamento de um transformador é formado de várias bobinas que em geral são feitas de cobre eletrolítico e recebem uma camada de verniz sintético como isolante.
-O núcleo em geral é feito de um material de ferro e é o responsável por transferir a corrente induzida no enrolamento primário para o enrolamento secundário. Esses dois componentes do transformador são conhecidos como parte ativa, os demais componentes do transformador fazem parte dos acessórios complementares. No caso dos transformadores de dois enrolamentos, é comum se denominá-los como enrolamento primário e secundário, existem transformadores de três enrolamentos sendo que o terceiro é chamado de terciário. Há também os transformadores que possuem apenas um enrolamento, ou seja, o enrolamento primário possui uma conexão com o enrolamento secundário, de modo que não há isolação entre eles, esses transformadores são chamados de auto transformadores (que será explicado posteriormente). Os transformadores comuns têm dois enrolamentos que são:
- O primário, que possui alta tensão para ser ligado na rede de energia elétrica e que pode ter uma tomada ou ser formado por dois enrolamentos diferentes. - O secundário, que, ao contrário do primário possui baixa tensão e pode ser único, duplo ou possuir tomadas.
O núcleo do transformador normalmente é constituído por ferro e por um par de bobinas (enrolamentos) com números diferentes de espiras, N1 e N2. O enrolamento ligado à fonte de alimentação é o primário e enrolamento ligado à carga é o