Transformadores
2) Quanto a Relação entre as Tensões do Primário com Secundário: * Transformador Elevador – VP < VS / NP < NS / IP > IS * Transformador Abaixador – VP > VS / NP > NS / IP < IS * Transformador de Isolação (*) – VP = VS / NP = NS / IP = IS
* - Sua função é isolar eletricamente o operador do sistema elétrico. 3) Quanto ao Uso Específico * Transformador Elevador: É usado nas subestações elevadoras de energia (subestação de geração), tem a função de elevar o nível de energia para a transmissão. Seu núcleo é feito com chapas de aço-silício, que tem baixas perdas, em baixas frequências, por isto, é muito eficiente.
* Transformador Abaixador: É usado nas subestações abaixadoras e de distribuição de energia, com a função de abaixar o nível de energia para a distribuição. Seu núcleo é feito com chapas de aço-silício, que tem baixas perdas, em baixas frequências, por isto, é muito eficiente.
* Transformador de Distribuição: Encontrado nos postes e entradas de força em alta tensão (industriais). Seu núcleo também é com chapas de aço-silício, e pode ser monofásico ou trifásico (três pares de enrolamentos). Podendo ser de 15; 30; 45; 75 e 112,5 kVA.
* Transformadores de Potencial (TP): Encontra-se nas cabines de entrada de energia, fornecendo a tensão secundária de 220V, em geral, para alimentar os dispositivos de controle da cabine - relés de mínima e máxima tensão (que desarmam o disjuntor fora destes limites), iluminação e medição. A tensão do primário é alta, 13.8 kV ou maior. O núcleo é de chapas de aço-silício. Podem ser mono ou trifásicos.
* Transformador de Corrente (TC): Usado na medição de corrente em cabines de entrada de