Empinar pipa
EMPINAR PIPA
Professor:
Alunos: 1ano °B
CURIOSIDADES:
A pipa surgiu na china em 1200 a.C. e era utilizada para transmitir mensagens entre os militares em tempos de guerra. Depois de 12 séculos algumas crianças começaram a brincar com a pipa e o inventor americano Benjamin Franklin utilizou a pipa para investigar e inventar o Para-raios.
Benjamin Franklin utilizando a Pipa como Para-raios.
COMPONENTES:
VELA: Na maioria das vezes feita de papel plástico é a superfície da pipa, onde o vento se choca e faz a pipa levantar voo.
ESTRUTURA: É a armação da pipa na qual a vela ira se apoiar para dar origem ao tradicional formato de losango da pipa, na maioria das vezes é utilizado bambu, madeira e fibra na fabricação das varetas.
CABRESTO: São duas linhas que se amarram nas extremidades da estrutura que deixam a pipa tencionada e manter sua inclinação ao vento correta. Os cabrestos devem formar um ângulo de 30° em relação ao plano horizontal.
Este é o cabresto.
LINHA: Se prende a ponta do cabresto, a linha utilizada é a 10 de 120 metros.
RABIOLA: O objetivo é estabilizar e melhorar o desempenho da pipa durante o voo. A rabiola é um fio único onde se amarra varias tiras de papal ou plástico com 50 cm de comprimento 2 de largura e 15 cm de intervalo. Esta é a rabiola.
CARRETEL: Serve para enrolar a linha as crianças usam geralmente pedaços de madeira, latinhas e garrafas como carretel.
A BRINCADEIRA: Não existe um local certo para a pratica de soltar a pipa, só não é aconselhado empinar pipa perto de fios de alta tensão, pois a pipa pode enroscar-se nos fios e o praticante morrer eletrocutado. A principal brincadeira com a pipa é cortar a linha da pipa do seu oponente usando sua propria linha quando a linha for cortada você deve correr para apanhar a pipa de seu oponente antes que ele a pegue. Para facilitar cortar a linha é