transformador de corrente
O transformador de corrente (ou TC) tem a finalidade de detectar ou medir a corrente elétrica que circula em um cabo ou barra de alimentação, e transformá-la em outra corrente de valor menor, para ser transmitida a um instrumento de medição ou circuito eletrônico. A utilização do TC é necessária porque é impraticável a utilização de instrumentos e circuitos eletrônicos em altas correntes, sendo necessário reduzi-las a valores menores, passíveis de utilização normal. O TC é amplamente utilizado em sistemas elétricos, pois informa as condições reais de corrente em regime normal, picos e faltas de energia, proporcionando um maior controle sobre o sistema. Também possui outra grande vantagem, que é a isolação entre o medidor e o circuito a ser medido.
Funções Básicas
- Reduzir a corrente a valores seguros para medição.
- Isolar circuito primário do secundário.
- Permitir uso de valores de norma.
Transformadores de Corrente
Os transformadores de corrente são equipamentos que permitem aos instrumentos de medição e proteção funcionarem adequadamente sem que seja necessário possuírem correntes nominais de acordo com a corrente de carga do circuito ao qual são ligados. Na sua forma mais simples, eles possuem um primário, geralmente poucas espiras, e um secundário, no qual a corrente nominal transformada é, na maioria dos casos, igual a 5 A. Dessa forma, os instrumentos de medição e proteção são dimensionados em tamanhos reduzidos com as bobinas de corrente constituídas com fios de pouca quantidade de cobre.
Os transformadores de corrente são utilizados para suprir aparelhos que apresentam baixa resistência elétrica, tais como amperímetros, relés de indução, bobinas de corrente de relés diferenciais, medidores de energia, de potência etc.
Os TC's transformam, através do fenômeno de conversão eletromagnética, correntes elevadas, que circulam no seu primário, em pequenas correntes secundárias, segundo uma relação de transformação.
A corrente