Transformador de Corrente
1. Transformador de Corrente (TC)
Funcionalidade:
Esse equipamento tem por finalidade permitir que instrumentos de medição e proteção funcionem sem a necessidade de terem correntes nominais de acordo com a carga do circuito onde estão inseridos. Seu principio está ligado à conversão eletromagnética, onde correntes elevadas, presentes no primário, são transformadas em pequenas correntes secundárias, correntes as quais podem ser medidos por equipamentos como relés, amperímetros, medidores de energia, etc.
Tipos de TC:
Os TCs podem ser classificados de acordo com as suas características construtivas, de acordo com a função deles:
Tipo Barra: TC cujo enrolamento formado por uma barra fixada através do núcleo do transformador. Normalmente utilizados em painéis de comando, para proteção e medição.
Tipo Enrolado: Tem o primário constituído por uma ou mais espiras envolvendo o núcleo transformador.
Tipo Janela: Não possui um primário fixo no transformador, sendo constituído de uma abertura através do núcleo, por onde passa o condutor primário. Muito utilizados em painéis de comando de baixa tensão e pequenas correntes.
Tipo Bucha: Possui características semelhantes ao TC do tipo barra, porém sua instalação é feita na bucha dos equipamentos. Normalmente utilizados em transformadores de potência, como proteção diferencial.
Tipo Núcleo Dividido: É semelhante ao TC do tipo janela, onde o núcleo pode ser separado para permitir o envolvimento do condutor primário. Utilizado na fabricação de equipamentos de medição de corrente e potência ativa ou reativa
Tipo com Vários Enrolamentos Primários: É o TC constituído por vários enrolamentos primários montados isoladamente e apenas um enrolamento secundário. Nele, as bobinas primárias podem estar em série ou em paralelo, tendo várias relações de transformação.
Tipo com Vários Núcleos Secundários: É o tipo constituído por dois ou mais enrolamentos