Geometria
Geometria (em grego antigo: geo- "terra", -metria "medida") é um ramo da matemática que se propõe a estudar as figuras existentes na natureza através das propriedades de seus elementos, definindo, caracterizando e padronizando suas formas e dimensões, facilitando assim seu próprio desenvolvimento e o de outras áreas do conhecimento científico e tecnológico.
As figuras estudadas na Geometria são, de um modo geral, a associação de uma ou mais formas específicas, denominadas formas geométricas.
A Geometria, como qualquer outra ciência, fundamenta-se em observações e experiências para estabelecer os conceitos e as propriedades que embasam todo seu acervo científico. Tais conceitos e propriedades constituem as proposições geométricas.
Uma proposição geométrica pode ser aceita com ou sem comprovação. A proposição aceita sem comprovação pode ser entendida através de fatos e situações do cotidiano.
Conceitos básicos da geometria: forma e dimensão, ponto, reta e plano (elementos fundamentais), linha e superfície e espaço.
História
Os conhecimentos Geométricos começaram a serem utilizados muitos séculos antes de Cristo devido às necessidades e das observações do homem. A Geometria é a mais antiga manifestação da atividade matemática conhecida.
Já a cerca de 3000 a.C., os antigos Egípcios possuíam os conhecimentos de Geometria experimental necessários para reconstituir as marcações de terrenos destruídos pelas cheias do rio Nilo, bem como para construir as célebres pirâmides. As pinturas presentes em potes, tecidos e cestas também mostram congruência e simetria presentes na geometria elementar.
A origem da geometria pode coincidir com as necessidades diárias. Devido à falta de registros antigos, não é possível determinar a origem exata do pensamento lógico matemático. Alguns documentos existentes dessa era antiga colocam Tales de Mileto como o introdutor da Geometria na Grécia, importado do Egito. Os gregos aprenderam sobre a geometria