Transformadores de corrente
Transformador de Corrente 02
Relação Nominal do Transformador de Corrente 03
Ligação Correta dos Transformadores de Corrente 04
Ligação não Padronizada 05
Ligação Incorreta dos Transformadores de Corrente 06
Classificação dos Transformadores de Corrente 08
Constante do Registrador 09
Referências 11
TRANSFORMADOR DE CORRENTE (TC)
O transformador de corrente tem a finalidade de reduzir um valor de corrente elevada para um valor de corrente compatível ao equipamento de medição, numa relação pré-estabelecida.
Este equipamento é constituído por um núcleo sobre o qual estão enrolados dois grupos de espiras, constituindo desta forma o primário e secundário.
O enrolamento primário dos Transformadores de corrente (TC´s) é normalmente constituído de poucas espiras (duas ou três espiras, por exemplo) feitas de condutor de cobre de grande seção. Há Transformadores de corrente (TC´s) em que o próprio condutor do circuito principal serve como primário, sendo esse caso considerado este enrolamento como primário apenas uma espira.
Os Transformadores de corrente (TC´s) são projetados e construídos para uma corrente secundária nominal padronizada em 5 A, sendo a corrente primária nominal estabelecida de acordo com a ordem de grandeza do circuito em que o Transformadores de corrente (TC´s) será ligado. Assim, são encontrados no mercado Transformadores de corrente (TC´s) para: 200 – 5A; 500 – 5A; 1000 – 5A; etc. isto significa que:
a) quando o primário é percorrido pela corrente nominal para qual o Transformadores de corrente (TC´s) foi construído, no secundário têm-se 5A.
b) quando o primário é percorrido por uma corrente menor ou maior do que a nominal, no secundário têm-se também uma corrente menor ou maior do que 5A, mas na mesma proporção das correntes nominais do Transformadores de corrente (TC´s) utilizado. Exemplo: se o primário de um Transformadores de