Transformador de corrente
É um dispositivo que têm o primário ligado em série com o circuito principal e o secundário ligado aos relés e/ou instrumentos de medição, cujo valor da corrente secundária depende da relação de transformação do equipamento (número de espiras dos enrolamentos). O enrolamento primário dos TC's é normalmente constituído de poucas espiras (por exemplo, duas ou três), podendo ser até mesmo o próprio condutor ao qual o TC está conectado. O enrolamento secundário possui um número elevado de espiras e é projetado para uma corrente nominal padronizada de 5 A, sendo a corrente primária nominal estabelecida de acordo com a ordem de grandeza da corrente do circuito em que o TC está ligado.
TC tipo Bucha
Este tipo possui o enrolamento secundário isolado e montado no núcleo, sendo o enrolamento primário constituído de um condutor isolado. Este condutor é parte componente de um equipamento, como um transformador de força, ou um disjuntor.
TC tipo Janela
Este tipo possui o enrolamento secundário isolado e montado no núcleo, sendo que o condutor representa o enrolamento primário. É construído de maneira análoga ao tipo bucha, exceto que o ar é utilizado para separar os enrolamentos primário e secundário, sendo muito utilizado em classe de tensão de 13,8 kV.
TC tipo Barra
Este tipo possui os enrolamentos primário e secundário isolados e montados no núcleo. O primário consiste de uma barra (condutor) que é colocada no interior da janela do núcleo.
Este TC é adequado para resistir aos esforços de grandes sobrecorrentes, sendo que deve-se tomar cuidado na montagem para evitar destruir a barra por esforços magnéticos.
TC tipo Pedestal
Este tipo possui primário e secundário, enrolados num núcleo toroidal, sendo largamente utilizado nas classes de tensão de 25 e 138 kV.
Transformadores de Corrente
INTRODUÇÃO
Os transformadores de corrente são equipamentos que permitem aos instrumentos de medição e proteção