perguntas feitas a empresarios
A profissão de Analista de Sistemas no mercado de trabalho está cada vez mais em alta, visto que, a demanda de profissionais da área de TI ainda é baixa em relação ao surgimento de novas tecnologias e empresas emergentes.
Você acha que sua profissão cria ou diminui postos de trabalho?
Acredito que minha profissão venha criando postos de trabalho, porque no mundo de hoje a TI está contida numa vasta gama de áreas nas quais nós podemos atuar ,ou seja, não só na área exatas, mas também nas de humanas e saúde sempre há uma carência de profissionais de computação.
Em que empresas você já trabalhou?
Estou trabalhando na CONSIST, empresa com foco na criação de soluções corporativas. Já trabalhei também na CFI, empresa de consultoria com foco na área administrativa e financeira.
Quais ferramentas utiliza ou já utilizou?
Na CONSIST nós utilizamos o Visual Studio 2008 Professional, SQL Server 2005 Express, trabalhamos com as linguagens: asp.net,C#,javascript,SQL além do controle de versão desenvolvida pela empresa.
Na CFI eu utilizei o Visual FoxPro e o PostgreSQL, a liguagem que trabalhei foi: FoxPro e SQL.
Para você, o que é ser um Analista de Sistemas?
O analista de sistemas, antes de mais nada, é um profissional que procura otimizar e tornar mais prático o processo de desenvolvimento do sistema. O analista procura sempre pesquisar e analisar as melhores práticas para a solução dos problemas.
Quais as principais áreas de atuação da sua profissão?
Analista de Testes, Analista de Banco de Dados, Analista de Requisitos, Analista de Qualidade, Analista de Processos e Configuração e muitas outras.
Que tipo de sistemas você já fez e que metodologias usou?
Aplicando a metodologia ágil SCRUM, eu e meus colegas da faculdade fizemos um sistema de automação residencial.
Em qual empresa você trabalha atualmente?
Atualmente eu trabalho na CONSIST, uma empresa multinacional brasileira.
Em que faculdade se