ametropias
Introdução: O olho humano é um instrumento óptico altamente sofisticado, podemos concluir que seu sistema de funcionamento pode ser comparado ao de uma câmera fotográfica, em que a pupila é o diafragma, o cristalino é a lente, e a retina seria o filme fotográfico em cores. Veremos alguns dos principais defeitos da visão e como corrigi-los (em alguns casos) através de lentes apropriadas.
Ametropia da refração ocular causa a perda da nitidez da imagem na retina. Engloba a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo, entre outras. As ametropias são corrigidas com o uso de óculos, ou adaptação de lentes de contato, ou cirurgia refrativa. Objetivo: Compreender os principais defeitos de visão e como corrigi-los através de lentes adequadas.
Discussão :
Miopia: É o distúrbio visual que acarreta uma focalização da imagem antes desta chegar à retina.
Motivos:
excesso de curvatura da córnea e, por conseguinte, de seu poder dióptrico positivo; excessivo alongamento do globo ocular
O principal fator que influencia o aparecimento da miopia é a hereditariedade. Hábitos como a leitura, utilizar a visão com pouca luz, ou até mesmo deficiências de nutrição não têm qualquer efeito sobre a miopia. Normalmente a miopia aumenta durante a fase de crescimento (até 19 anos).
Correção:
Pelo uso de lentes divergentes, também chamadas de negativas, na forma de óculos ou lentes de contato, que deslocam o ponto focal para trás.
Através de cirurgias que são realizadas por meio de diferentes técnicas aplicadas
Hipermetropia: É o nome dado ao erro de focalização da imagem no olho, fazendo com que a imagem seja formada após a retina. Motivos:
O olho do hipermétrope é um pouco menor do que o normal.
Situações onde a córnea ou o cristalino apresentam alterações no seu formato que diminuem o seu poder refrativo, , onde a córnea é mais planado que deveria ser.
O hipermétrope, geralmente diminui com o crescimento do olho, e é comum