transfobia
Como outras formas de discriminação, o comportamento preconceituoso, discriminatório ou intolerante pode ser direto (desde formas fisicamente violentas, chegando a causar mortes (crimes de ódio) até recusas em comunicar-se com a pessoa em questão) ou indireto (como recusar-se a garantir que pessoas trans sejam tratadas da mesma forma que as pessoas cissexuais). Pessoas Trans (travestis e transexuais) são as maiores vítimas do preconceito social dentro das escolas. Educadores, Psicólogos e Entidades que lutam em prol dos direitos humanos são unânimes ao afirmar que esse segmento é o mais afetado e o que resulta como fuga para essa pesada discriminação, muitas vezes, a saída é abandonar a escola e consequentemente os estudos.
Há muitos exemplos de Transfobia em diferentes formas e manifestações pela sociedade. Algumas instâncias claramente envolvem violência e extrema malícia, enquanto outras envolvem uma falta de conhecimento ou experiência com a condição ou no trato com pessoas trans, as vezes envolvendo predisposição inconsciente baseada em ditos religiosos ou convenções sociais.
Basicamente é o medo referente à pessoa trans (travesti ou transexual), é o ódio, é a discriminação, é a intolerância e o pior de tudo é o dano e as causas que esse preconceito (fobia) trazem, especificamente, à essa população: marginalidade, exclusão, vulnerabilidade e impotência social.
A transfobia pode também ser definida como aversão sem controle, repugnância, ódio, preconceito de