Transferência de treinamento
Uma publicação da Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho
Transferência de Treinamento e Impacto do Treinamento no Trabalho: Análise Crítica da Literatura
Thaís Zerbini1 Gardênia Abbad2 1. Departamento de Psicologia e Educação. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Universidade de São Paulo. Av.
Bandeirantes, 3900, CEP 14040-901, Ribeirão Preto (SP). thais.zerbini@gmail.com. lattes http://lattes.cnpq.br/8924382126959934.
2. Instituto de Psicologia. Universidade de Brasília (UnB). gardenia.abbad@gmail.com. lattes http://lattes.cnpq.br/6225924782510184.
Resumo
As organizações atualmente investem grandes quantias em ações formais de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas (TD&E) com a intenção de que um grande número de funcionários e profissionais transfira positivamente os conhecimentos aprendidos para o ambiente de trabalho. Torna-se necessário, portanto, entender como ocorrem os processos de transferência de aprendizagem para diferentes ambientes corporativos e profissionais. Com base na literatura nacional e estrangeira de Psicologia Organizacional e de TD&E dos últimos 20 anos, o presente artigo pretende contribuir com a área de avaliação de sistemas instrucionais corporativos e abertos, ao apresentar uma análise crítica da literatura sobre Transferência de Treinamento e Impacto do Treinamento no Trabalho, discutindo conceitos, definições e medidas e apresentando resultados de pesquisas. Discute-se a qualidade dos instrumentos de medida existentes, bem como o relacionamento entre variáveis de interesse em TD&E. As considerações finais da análise destacam a importância de investigar as características da clientela e dos treinamentos, as reações e aprendizagem dos treinandos e as condições necessárias à expressão das