Treinamento e prazer-sofrimento psíquico no trabalho
Autores: Leida Maria de Oliveira Mota – Centro Universitário de Brasília – UniCEUB
Jairo Eduardo Borges-Andrade – Universidade de Brasília – UnB
Resumo
Este estudo objetivou analisar as relações existentes entre treinamento e prazer-sofrimento psíquico no trabalho. Foram avaliados treinamentos cognitivos, afetivos e psicomotores, nos níveis de reação e impacto no trabalho. Os instrumentos de coleta de dados foram aplicados em três momentos distintos: 1º dia do treinamento - pré-teste de prazer-sofrimento no trabalho; último dia - avaliação de reação e três meses após o término do treinamento - percepção de suporte à transferência, avaliação do impacto do treinamento no trabalho e pós-teste de prazer-sofrimento no trabalho. A amostra inicial compreendeu 425 sujeitos do sexo masculino (99%); com idades de 26 a 33 anos (( 31%) ou de 42 a 49 anos (( 34%); ensino médio completo (( 40%) e tempo de serviço de cinco anos (( 24%) ou 23 anos ((18%). A amostra final abrangeu 343 sujeitos, com características idênticas. Os dados foram primeiramente submetidos a estatísticas exploratórias e descritivas e, em seguida, a análises inferenciais. Os principais resultados indicaram que o treinamento, por si só, não é capaz de produzir efeitos nos indicadores de prazer-sofrimento psíquico no trabalho, mas que, por outro lado, tais indicadores podem predizer reações ao treinamento, percepção de suporte à transferência e impacto do treinamento no trabalho.
Palavras-chave: prazer-sofrimento no trabalho, efeito de treinamento no nível de reação, impacto de treinamento no trabalho, suporte à transferência de treinamento para o trabalho, avaliação de treinamento.
Abstract This study had as its objective to analyze the existing relationships between training and psychic pleasure-suffering at work. Cognitive, affective and psychomotor trainings have been evaluated, at the levels of reaction and impact at