Transdisciplinaridade
SOUZA, João Valdir Alves de. Transdisciplinaridade. FNDE. Revista Presença Pedagógica, v. 19, n. 114, p.p. 66-71, nov./dez. 2013.
A palavra transdisciplinaridade apesar de ainda não estar inserida no dicionário, há aproximadamente meio século faz parte de debates acadêmicos. Decorrente de um movimento, onde gerou uma enorme variedade de disciplinas e se expressa na tentativa de reaproximar as várias áreas do conhecimento, deve ser vista como expressão da complexidade revelando-se na produção do conhecimento para difundi-lo, especialmente, na educação básica.
Segundo o autor, o que deveria ser um recurso pedagógico, acabou por fragmentar o conhecimento e a realidade, desencadeando a fragmentação do conhecimento e de visões da realidade. Foram desenvolvidos a partir daí os termos multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. A abordagem multidisciplinar relaciona-se ao estudo simultâneo de um mesmo objeto por várias disciplinas, exprime múltiplos olhares sobre um único objeto. Já a interdisciplinaridade, transpõe as disciplinas ao considerar que a realidade requer mais que um olhar fragmentado. No entanto, a transdisciplinaridade é um modo de produzir, organizar e disseminar o conhecimento.
No entanto, a intenção da transdisciplinaridade não é criar uma disciplina ou ser adversária das outras abordagens disciplinares, mas transpor limites. Discutir esse assunto principalmente para a educação básica, não é fácil, necessita de um grande domínio do conhecimento disciplinar.
Portanto, é imprescindível começar por uma modificação relevante no que diz respeito a formação dos atuais professores, pois é preciso colocar em diálogo as diversas disciplinas correlacionando-as e ampliando assim as possibilidades de interpretação de diversas questões enfrentadas no trabalho pedagógico cotidiano de estudantes e docentes.