O retorno do governo Vargas
SLIDE 2 - O SEGUNDO GOVERNO DE GETÚLIO VARGAS, SIGNIFICOU O SEU RETORNO AO PODER REPRESENTANDO A VOLTA DO TRABALHISMO E NACIONALISMO. ( Elis)
Em 1951, Getúlio Vargas retornou a presidência da República, dessa vez por meio do voto popular. Vargas se candidatou pelo PTB e recebeu apoio do Partido Social Progressista (PSP), vencendo o pleito de 1950 com 48,7% dos votos. O segundo mandato presidencial de Getúlio Vargas foi marcado por importantes iniciativas nas áreas social e econômica.
SLIDE 3 – NO PRIMEIRO ANO DE MANDATO, VARGAS ENVIOU AO CONGRESSO NACIONAL UM PROJETO DE CRIAÇÃO DE UMA EMPRESA PETROLÍFERA ESTATAL ( PETROBRÁS ) (Thais)
No primeiro ano de seu governo, Vargas estabeleceu o monopólio estatal sobre o petróleo, a partir de uma campanha de cunho nacionalista que recebeu forte apoio popular. A campanha foi denominada de "O petróleo é nosso", e conseguiu galvanizar o apoio do povo ao governo federal. A partir dela, criou-se a empresa estatal Petrobrás, que monopolizou as atividades de exploração e refino do todas as reservas de petróleo encontrado em território brasileiro. Em 1953 , o petróleo passou a ser totalmente brasileiro.
SLIDE 4 - AÇÕES POLEMICAS DO GOVERNO (Flávia)
Vargas convocou João Goulart para assumir o Ministério do Trabalho. Em um período de intensa atividade grevista, João Goulart defendeu um reajuste salarial de 100%.
Todas essas medidas tinham forte tendência nacionalista e foram recebidas com tamanho desagrado pelas elites e setores do oficialato nacional.
SLIDE 5 – UMA CAMPANHA DIFAMATÓRIA FOI CRIADA POR CARLOS LACERDA ( DONO DO JORNAL TRIBUNA DA IMPRENSA) (Jéssica )
Entre os principais críticos do governo, estava Carlos Lacerda, membro da UDN, que por meio dos órgãos de imprensa acusava o governo de promover a “esquerdização” do Brasil e praticar corrupção política.
SLIDE 6- EM AGOSTO 1954, OCORREU ENTÃO O ATENTADO DA RUA TONELEROS, FEITO POR UM PISTOLEIRO, EM QUE CARLOS LACERDA SAIU LEVEMENTE FERIDO, E