Transdisciplinaridade
Pós Graduação em Psicologia Transpessoal
Seminário: Novos Paradigmas - Educação para a Totalidade
Educação e Didática Tansdisciplinar do Conhecimento
Facilitadora: Anna Beatriz Paula
Elaborado por:
Cláudia Hoffmann
Joinville/SC, outubro de 2014.
TRANSDISCIPLINARIDADE NA BUSCA DO SER INTEGRAL
Assim como a palavra “holística”, a palavra “transdisciplinaridade” vem sendo mais conhecida e cada vez mais utilizada principalmente no que diz respeito a didática e educação.
Fundamentadas na holologia (aspectos do saber) e na holopraxis (vivência real), conceitos criados por Pierre Weil, a abordagem holística é “o modo de realizar a busca do saber, integrando funções de ambos hemisférios cerebrais – o esquerdo, racional e o direito, afetivo e criativo. Integrando o ser e o conhecer.” (Cardoso, 1999, p.38) Já a visão holística é o resultado de toda essa busca. É uma nova relação do homem consigo mesmo, com a sociedade, com o mundo, com a natureza e com o cosmos. “Esta nova postura determina um novo modo de produzir e elaborar o conhecimento. Este toque novo pode ser sintetizado, numa primeira abordagem, pela relação de interdependência, tal como acontece numa rede. Visto de outro ângulo, pela ideia de totalidade (Holos).” (Cardoso, 1999, p.37)Como ainda vive-se na dualidade, com conhecimentos fragmentados em setores distintos, separados, individualizados, tem-se uma visão desintegrada do próprio ser, do outro e do universo.
O ser humano é capaz de se fragmentar de tal modo, que os pensamentos vão em uma direção, os sentimentos em outra e as atitudes em ainda outra direção, sem qualquer congruência entre o pensar, sentir e agir. Dessa forma deixamos de ser “indivíduos”, pois um indivíduo deveria ser “indivisível”. Além disso, ainda somos acostumados a fazer a divisão entre corpo, mente, alma e espírito, não levando em consideração a integralidade do Ser.
Apesar de estarmos na “Era da Informação”, os conhecimentos continuam