transdiciplinaridade
Diz-se que na área do direito ser área hermética, absoluta. Com os estudos sistematizados percebeu-se que agora, neste século XXI deve, portanto, compreender a transdisciplinaridade aos múltiplos olhares, principalmente., fazer o homem entender o papel no mundo. como abordagem científica, e com propósitos de mudá-lo de si para si mesmo e procura entender seu papel no mundo e universo em que o compõe.
Os avanços da ciência, em todos os campos, a física e a matemática não são mais absolutas dominantes de outras disciplinas. Urge a cooperação entre elas para construir um todo. As revelações filosóficas de Kan e as toorias revolucionárias de Einsteins, fizeram com que o homem não pensasse mais restritamente, isto porque o absolutismo, o concretismo fizeram-no entender, neste século, uma ampliação do saber. Necessariamente, uma ampliação de conhecimento sobre outras culturas, para que cada situação entendesse a situação de cada realidade cultural.
É necessário agir com muita cautela no processo de relacionamento entre as disciplinas, para que elas possam, simultaneamente, amparar-se mutuamente e preservar sua singularidade, evitando incorrer no erro de se converter em uma única esfera do conhecimento. O tema é hoje um dos elementos científicos mais difíceis de se compreender, e talvez por esta razão um dos mais abordados por pesquisadores de todo o Planeta.
No processo jurídico é imprescindível recorrer à transdisciplinaridade, a qual, vem se desenvolvendo no meio acadêmico, visando comunicar o campo universitário ao restante da sociedade, distanciados justamente pela tendência à máxima especialização profissional. A evidência inclina-se ao uso cada vez mais