Fisica quantica, transdiciplinaridade
Estudo Dirigido
2. “A visão transdisciplinar, substituindo a realidade unidimensional."
A raiz da crise que a sociedade se encontra tem influencias na física Newtoniana que exclui o indivíduo do Universo. Seguindo as leis do movimento de Newton as coisas se moviam porque obedeciam a leis fixas e determinadas e não porque tudo é parte de um mesmo todo. Os seres humanos e suas lutas, toda a consciência e a própria vida tornaram-se irrelevantes ao funcionamento da vasta máquina universal.
O homem não se reconhece como parte do todo então ele vive lutando com o mundo por não ter consciência de que ele é parte de tudo o que ele conhece e desconhece. Ironicamente, embora a visão newtoniana permeie até hoje nossos pensamentos, abrimos espaço para o pensamento da nova física, a mecânica quântica.
A física quântica descreve o funcionamento interno de tudo o que vemos e, ao menos fisicamente, somos. O princípio da incerteza que governa o comportamento dos elétrons desempenha um papel na estrutura dos acidentes genéticos sendo que o próprio processo evolutivo seja afetado de maneira semelhante.
Com o decorrer da evolução, o homem começou a interagir com outras culturas e outras formas de pensar, agir e ver o mundo fazendo com que houvesse varias formas de ver o mesmo objeto. Essa mudança fez com que a sociedade no geral entrasse em crise, onde tiveram que sair de sua zona de conforto, para entender as várias formas de pensar do outro.
Não podemos falar que essa crise foi ruim já que somente com ela podemos evoluir como ser humano, pensar de várias formas e entender que existem muitas coisas além do visível.
A complexidade crescente da sociedade humana pede por novas formas de ser, estar, viver e conviver no e com o planeta, superando velhos modelos e padrões de entendimento de um mundo baseado no mecanicismo, reducionismo e fracionamento do saber e fazer. E essas novas formas de pensar mostram para os processos vivos, a