Transdiciplinaridade Parte 1
Disciplina – Educação de Adultos
Aluno – Thaís Severo da Costa
Polo - Alto Paraíso de Goiás
Mat. - 140003525
Primeira parte do seu trabalho.
1- Elabore um texto entre 100 a 150 palavras (excluindo as referências) sobre como você compreendeu ou está compreendendo os conceitos abordados nos textos, em especial o de Moraes (2015), Transdisciplinaridade e educação, procure articular as ideias com a sua trajetória de vida (escola, família, partido, sindicato, emprego, meios de comunicação, dentre outros). O texto deve ser postado aqui, no próprio Fórum da Quinzena 2, (como anexo).
Transdiciplinaridade é qualquer coisa que é mais profundamente integradora.
Agora, para que haja transdisciplinaridade, é necessário um pensamento organizador.
É o que chamo de pensamento complexo, se não há um pensamento complexo, não pode haver transdiciplinaridade.
A dimensão ontológica nós permite compreender a natureza e sua realidade, e que além do mundo em que vivemos sempre existe um mundo invisivel aos olhos , mais que sempre está presente. Dimensão epistemológica nós ajuda a compreender o que está em volta de nós, no nosso dia-a-dia.
A transdisciplinaridade propõe-se a transcender a lógica clássica, a lógica do “sim” ou “não”, do “é” ou “não é”, segundo a qual não cabem defini- ções como “mais ou menos” ou “aproximadamente”, expressões que ficam “entre linhas divisórias” e “além das linhas divisórias”, considerando-se que há um terceiro termo no qual “é” se une ao “não é” (quanton). E o que parecia contraditório em um nível da realidade, no outro, não é.
Assim, a transdisciplinaridade significa transgredir a lógica da não-contradição, articulando os contrários: sujeito e objeto, subjetividade e objetividade, matéria e consciência, simplicidade e complexidade, unidade e diversidade.
Referências: http://www.infoescola.com/educacao/transdisciplinaridade/ Transdisciplinaridade e educação
Maria Cândida Moraes UCB/DF/Brasil