Inter e Transdisciplinaridade
Um dos grandes desafios da educação atual é superar a fragmentação do conhecimento que a Ciência Moderna iniciou a partir do século XVII.
Acreditava-se que o conhecimento do todo era igual ao conhecimento das partes, restringindo o complexo ao simples e ocultando as interações e os contextos.
Segundo Edgar Morin, “o recorte das disciplinas impossibilita apreender o que está tecido junto”, e os “problemas essenciais nunca são parcelados e os problemas globais são cada vez mais essenciais”.
Então o mundo pós-moderno trás uma realidade cada vez mais multidimensional e torna fundamental compreendermos o mundo de forma holística, trazendo o interdisciplinar e o transdisciplinar como uma nova necessidade.
Antes de falarmos desses dois termos em si, vamos distingui-los de outros dois que têm gerado certa ambigüidade por expressarem idéias próximas e por apresentarem níveis diferentes de relação entre as disciplinas.
Níveis de interação entre as disciplinas
Classificação proposta inicialmente por Eric Jantsch e adaptada Japiassú.
Multidisciplinaridade: Representa um 1° nível de integração entre os conhecimentos disciplinares.
Como podemos ver as disciplinas estão fragmentadas, sendo tratadas isoladamente, sem nenhuma representação hierárquica e sem estabelecer interações.
É o modelo visto em grande parte das escolas.
Pluridisciplinaridade: É possível perceber algum tipo de interação embora continuem todas as disciplinas em um mesmo nível hierárquico.
Interdisciplinaridade: Pode-se perceber uma hierarquização, onde o nível superior coordena as ações disciplinares. Havendo então diálogo e cooperação.
Transdisciplinaridade: é um tipo de interação onde ocorre uma espécie de integração de vários sistemas interdisciplinares num contexto mais amplo e geral, gerando uma interpretação mais holística dos fatos e fenômenos. Nova Pedagogia
Tanto a inter quanto a transdiciplinaridade buscam uma nova pedagogia, uma