Arroz
O arroz (constituído por sete espécies, Oryza barthii, Oryza glaberrima, Oryza latifolia, Oryza longistaminata, Oryza punctata, Oryza rufipogon e Oryza sativa) é uma planta da família das gramíneas que alimenta mais da metade da população humana do mundo. É a terceira maior cultura cerealífera do mundo, apenas ultrapassada pelas de milho e trigo. É rico em hidratos de carbono.
Para poder ser cultivado com sucesso, o arroz necessita de água em abundância, para manter a temperatura ambiente dentro de intervalos adequados, e, nos sistemas tradicionais, de mão-de-obra intensiva. Desenvolve-se bem mesmo em terrenos muito inclinados [carece de fontes] e é costume, nos países do sudeste asiático, encontrarem-se socalcos onde é cultivado. Em qualquer dos casos, a água mantém-se em constante movimento, embora circule a velocidade muito reduzida.
Índice
[esconder]
1 Origem
1.1 Ásia
2 Produção
2.1 Produção mundial e mercado
2.2 Produção brasileira
2.3 Produção em Portugal
3 Variedades de arroz
3.1 Arroz dourado
3.2 Arroz da Ásia Central
4 Referências
5 Ligações externas
Origem[editar | editar código-fonte]
Ásia[editar | editar código-fonte]
Terraceamento de arrozais em uma encosta na Indonésia.
Arrozal semi-maduro em Bengala Ocidental, Índia.
Produção mundial de arroz.
Arrozais em terraços das Cordilheiras das Filipinas.
A visão comumente aceita é que o arroz foi cultivado primeiramente na região do vale do Rio Yangtzé na China.1 2 Estudos morfológicos de fitólitos de arroz no sítio arqueológico Diaotonghuan mostram claramente a transição da coleta de arroz selvagem para o cultivo de arroz plantado. O grande número de fitólitos de arroz silvestre no nível de Diaotonghuan que data de 12.000-11.000 AP indica que a coleta de arroz selvagem fazia parte dos meios locais de subsistência. Mudanças na morfologia de fitólitos de Diaotonghuan datados de 10.000-8.000 AP mostram que o arroz existente por este tempo era cultivado.3 Logo