Trajetória do serviço social
A proposta deste trabalho é tentar uma releitura crítica a respeito da trajetória do Serviço Social no Brasil, desde sua implantação, suas dificuldades na intermediação entre o Estado e a sociedade civil, sua reconceituação e ainda, seu reconhecimento profissão.
Verificar os possíveis avanços na efetivação das políticas publica a prática profissional do assistente social, abordando a importância da atuação no campo principalmente na educação infantil campo.
No contexto histórico da profissão, que será abordado no decorrer no trabalho, serão observados aspectos que acreditamos serem fundamentais para uma discussão mais aprofundada. Dentro de uma dinâmica de produção de conhecimento cada vez maior no âmbito do serviço social, pergunta-se onde estão as publicações e a inserção do profissional nas mais variadas áreas no mercado de trabalho. Percebendo o Serviço Social como instrumentos de transformação social, acredita-se que esta deve ter um espaço privilegiado em nosso trabalho onde pretendemos vincular o profissional do serviço social e profissionais de outras formações, tendo neste sentido importância dessa interligação. Para que esta proposta alcance o objetivo, usou-se como metodologia a leituras das obras fornecidas pelos tutores virtuais, as web aulas, necessárias para conhecimento do serviço social no Brasil e, para, após, analisar sua importância e necessidade do assistente social estar inserido neste contexto.
2. TRAJETÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL
A história do serviço social no Brasil foi marcada por grandes dilemas e transformações. Por isso, nos deteremos em discutir sua trajetória aqui, mas sim fazer um breve mapeamento de sua consolidação.
O serviço social foi criado nos países europeus pelo Estado e pela igreja que, logo após o período de industrialização, com intuito de minorar a desordem social, desenvolveram ações assistencialistas através do serviço social para que a população não se revoltasse contra o poder