Trajetória do serviço social
RESENHA CRITICA DO TEXTO – A TRAJETORIA DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL- Capítulo II – Reconstrução Histórica do Serviço Social e as suas Relações com a Classe Social – Da AUTORA - IAMAMOTO, Marilda Vilela. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. São Paulo: Cortez – 1998.
INTRODUÇÃO
Este trabalho de cunho critico vai discorrer sobre a trajetoria da profisão do serviço social dentro do contexto das relações capitalista no Brasil. Desde os seus tempos de conservadoirismo até o proccesso de ruptura que se deu dentro do regime de ditadura militar.
Depois da consolidação da profissão a postura da profissão se fez mais crítica em relação as questões sociais que estavam subraindo os direitos constituicionais dos trablhadores e das classes menos favorecida no país.
E mostrar como destaque positivo que foi colocado no texto que a profissão se consolidou sobre a criação de um projeto ético politico e mais importante diante da sua regulamentação onde foi o momento que os assistentes sociais passaram a ser agentes sociais de promoção e execução das políticas públicas sociais.
DESENVOLVIMENTO
Conforme mostrado no texto da autora IAMAMOTO passar pela trajetória que mostra a história do serviço social no Brasil, obrigatoriamente passa pelos movimentos que marcaram a historia social, política e econômica do Brasil. Este fato está fundamentado nas condições em que deram o inicio do surgimento da profissão até o momento da sua consolidação como profissão de assistência social e com profissionais atuando dentro de vasto campo de trabalho inclusive em segmentos da sociedade trabalhista bem diferentes do seu período inicial conservador. Os fatos históricos que sempre acompanharam a trajetória da profissão e a sua construção de bases solidas, sempre foram marcantes e determinantes e principalmente transformadores das condições sociais e políticas que se manifestaram no país. A começar pelo início da profissão