Trajetória serviço social
Nome do Aluno
A TRAJETÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL
Cidade
2012
Nome do Aluno
A TRAJETÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL
Trabalho apresentado ao Curso Superior em Serviço Social da UNOPAR Universidade Norte do Paraná.
Para o tema: Atividade Interdisciplinar
Professora: todos do Módulo
Cidade 2012
INTRODUÇÃO
O Serviço Social surgiu como profissão há sete décadas no Brasil e no mundo, ampliando o seu raio ocupacional para todos os espaços onde a questão social explode com repercussões no campo dos direitos, no universo da família, do trabalho e do não trabalho, da saúde, da educação, dos idosos, da criança e adolescente, de grupos étnicos que enfrentam a investida avassaladora do preconceito, da expropriação da terra, das questões ambientais resultantes da socialização do ônus do setor produtivo, da discriminação a indivíduos homossexuais, entre outras formas de violação dos direitos. Para isso é necessária uma formação profissional crítica, com base teórica suficiente para compreender o contexto de totalidade da sociedade capitalista em que o profissional atua. É preciso também que haja articulação entre profissionais de base, para melhorar a qualidade do serviço. Assistentes sociais precisam ir além do fazer profissional e promover uma educação popular, orientando os usuários a buscar seus direitos e atuarem no controle social, participando dos conselhos de políticas e de direitos.
A proposta deste trabalho é justamente abordar quais os avanços conquistados pelo Assistente Social na sua trajetória como profissional junto ao seu Código de Ética e o seu Projeto Ético-Político.
A trajetória do Serviço Social
O Serviço Social é uma profissão de caráter sócio-político, crítico e interventivo que busca diminuir as disparidades sociais, que se utiliza de instrumental científico multidisciplinar das Ciências Humanas e Sociais para análise e intervenção nas