Trajetoria do serviço social
.A história do Serviço Social apesar de estar ligada a fatos históricos não deve ser entendida somente como uma questão cronológica, mas como uma realidade de processos econômicos, das classes e das próprias ciências sociais. Se por um lado o Serviço social nasce para atender os interesses da classe dominante, por outro, ele atua como medianeiro entre elas.
A Igreja se posiciona de maneira confortável, instituindo escolas de Serviço Social, de onde continuaria ditando as regras, mas sem, no entanto estabelecer um enfrentamento direto ao novo regime.
O intuito de expandir o monopólio capitalista originou a adoção norte americana aos países latinos, trazendo ao Serviço Social influências dos métodos utilizados. Métodos esses que progressivamente precisam ser mudados conforme o direcionamento que toma a sociedade. A reconstrução histórica do serviço social e as suas relações com a classe sociais referem-se a analise da trajetória que o serviço social desenvolve historicamente como profissão no Brasil.
E esse processo ocorreu de forma lenta e buscaremos explicar as sentidos das ações que marcaram esse processo e que posturas e posições foram tomadas dentro desse com texto. Para fazer uma ponte entre os fatos ocorridos durante essa trajetória podemos citar que a igreja católica enquanto instituição social assumiu um papel ativo na chamada “questão social”, tendo atribuições significativas em suas atuações.
Desenvolvimento
Foi no desenvolvimento das grandes centros urbanos relacionado a intensificação do processo industrial que surge a então política das classes sociais que vão lutar pelos interesses do operariado.pois o numero de operários cresciam e isso ameaçava a classe burguesa ,e a “questão social”se transforma em contradições sociais. Depois disso, o estado de São Paulo tornou-se foco da atenção dos imigrantes, alterando os parâmetros da política imigratória. Nesse novo modelo político impulsionado pelas transformações sócio-econômicas