Sistema de força e polias na construção civil
Professor TIDIR: Rodrigo Morato
Autores: Ícaro Plínio, Isaac Luiz, Letícia Loyola, Maria Luiza Rocha, Pablo Soares, Rodrigo Santana, Tiago Oliveira, Wender Bambirra.
Resumo A utilização de um sistema de força e polias na construção civil em consideração aos aspectos que prejudicam a execução de uma determinada tarefa e em relação às limitações pessoais e operacionais existentes. O método reúne diversos experimentos e testes estatísticos, até se obter um equilíbrio de força necessária, e tempo que será necessário para concluir todo o ciclo de um serviço. Ele permite minimizar o esforço físico quanto a tarefas manuais, atuando como mudança de direção e sentido de força em relação a cargas suspensas (força de tração). O sistema inova e aprimora as pequenas construções com relação ao tempo gasto com cargas suspensas e os desgastes dos funcionários
Palavras - chave Polias e Roldanas, Engrenagens, Força.
1. Introdução
As polias ou roldanas, são um dos meios mais antigos de movimentos de rotação do eixo por corda ou correia, por ser simples e de baixo custo, se adéqua bem a diversos tipo de maquinas, e se bem utilizadas, bastante duráveis; quando associada a outra polia de diâmetro igual ou não, a polia realiza trabalho equivalente ao de uma engrenagem.
De acordo com [1], “na descoberta e uso das polias, Arquimedes foi primeiro a descrever o princípio da multiplicação de força em máquinas simples ao utilizar da mesma para movimentar um navio pesado.”
A redução de forças através do uso coletivo de roldanas poderá auxiliar muito no dia-a-dia principalmente na área da construção civil, que depende essencialmente de movimentações de cargas na vertical, muitas vezes, são cargas extremamente pesadas, exigindo grandes esforços para sua suspensão, sejam eles manuais ou com equipamentos. Nessa