Polias , trabalho de fisica 1
Apesar de a origem definitiva das polias permanecerem indeterminada, os povos mesopotâmios a usavam no ano de 1500 para erguer objetos. Historiadores também consideram Arquimedes como um inventor e matemático que inventou uma versão de polia por volta de 287 a. C. Ele sabia que uma pessoa obtém vantagem mecânica ao utilizar uma polia e calculou suas forças com um método similar ao que os físicos utilizam atualmente.
1-Introdução
A roldana é uma peça mecânica muito comum a diversas máquinas, utilizada para transferir força e movimento. Uma polia é constituída por uma roda de material rígido. Acionada por uma correia, corda ou corrente metálica a polia gira em um eixo, transferindo movimento e energia a outro objeto, ou seja, mudar a direção e o sentido da força com que puxamos um objeto (força de tração). Quando associada à outra polia, realiza trabalho equivalente ao de uma engrenagem, nessa associação elas podem facilitar a realização de algumas tarefas, dependendo da maneira com elas são interligadas.
Polia Fixa
A polia fixa serve apenas para mudar a direção e o sentido da força. Ela é muito utilizada para suspender objetos.
Polia Móvel
A polia móvel facilita a realização de algumas tarefas, como, por exemplo, a de levantar algum objeto pesado. A cada polia móvel colocada no sistema, à força fica reduzida à metade, esta é uma vantagem, só que também temos a desvantagem, quanto mais polias móveis, mais demora a erguer ou puxar o objeto.
2-Utilização de Polias na Construção Civil
As máquinas de elevação representam uma grande variedade de equipamentos utilizados em todos os setores da construção civil. Os principais equipamentos que fazem parte das máquinas de elevação são: guindastes, pontes rolantes, elevadores e guinchos. Em todos esses equipamentos existem as polias, que facilitam a elevação de objetos, sustentação de estruturas.
2.1-O propósito das polias
O principal propósito de uma polia é aliviar um trabalho