Sistemas de Roldanas
Tema:
“SISTEMA DE ROLDANAS” As máquinas consistem em equipamentos ou dispositivos desenvolvidos pelo homem para os auxiliarem na execução das atividades e das tarefas do dia-a-dia. De uma forma generalizadas as máquinas tem como principal objetivo diminuir a força aplicada, facilitando a execução de uma tarefa do cotidiano. Utensílios comuns no dia do homem, como, por exemplo, um martelo, um alicate ou mesmo um garfo podem ser chamados de máquinas simples. Fig. 1 O homem primitivo descobriu que quando maior a alavanca menor seria a força necessária para levantar um peso, e com isso era possível elevar pesos cada vez maiores.
Fig. 2 Principio da alavanca.
Fig. 3 Alicate.
Fig. 4 Garfo.
As maquinas simples são classificadas em três grupos: Alavancas, Plano Inclinado e Polias. As máquinas complexas, nada são além da combinação dos três tipos de maquinas simples. A alavanca consiste em uma barra plana que gira em torno de um ponto fixo. São classificas em três grupos: Interfixa, Interpotente e Inter-resistente. Fig. 5 Alavanca Interfixa.
Fig. 6 Alavanca Interpotente.
Fig. 7 Alavanca Inter-resistente.
O plano inclinado trata-se de uma superfície plana cujos pontos de inicio e fim estão a alturas diferentes. Fig. 8 Plano inclinado.
As roldanas permitem trocar força por distancia. Fig. 9 Roldana
Fig. 10 Polia.
Fig. 11 Polia
As roldanas ou polias são instrumentos usados afim de modificar a direção o sentido de aplicação de uma força, em geral, produzindo situações de maior conforto ou facilidades. Fig. 12 Sistema de polia
A roldana consiste em uma roda em cuja periferia passa um cabo, uma corda ou uma correia. As roldanas podem ser classificadas em: roldanas fixas ou roldanas móveis. As roldanas fixas não possuem movimento em seu centro, as moveis possuem movimento em seu centro. As polias fixas servem apenas para mudar o sentido