Polias e sistemas
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL
HENRIQUE LOPES JARDIM
Polias
TEÓFILO OTONI
2014
FACULDADES UNIFICADAS DOCTUM DE TEÓFILO OTONI
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL HENRIQUE LOPES JARDIM
Polias
Trabalho apresentado ao 4º Período do curso de Engenharia Civil da Faculdades Unificadas Doctum, como pré-requisito para obtenção de nota, sobre orientação da Profª. Keytiane I. Moura.
TEOFILO OTONI
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO Error: Reference source not found
2. METODOLOGIA 5
3. POLIAS 6
3.1 Origem das Polias 6
3.2 Definição 6
3.3 Utilização de Polias na Construção Civil 6
3.4 Polias Fixas 7
3.5 Polia Móvel 8
3.6 Cadernal 9
3.7 Tralha 9
3.8 Associação de Polias 9
4. CONCLUSÃO 12
Referências Bibliográficas...............................................................................................13
1.INTRODUÇÃO
As polias ou roldanas, é o meio mais útil de movimentos de rotação do eixo por corda ou correia, se adéqua bem a diversos tipos de máquinas. Quando associada à outra polia de diâmetro igual ou não, ela realiza trabalho equivalente ao de uma engrenagem, que além de redirecionar tensão de uma corda, podem ser utilizadas para se obter vantagem mecânica, reduzindo a força necessária para mover ou erguer uma carga. Polias são dispositivos que têm por função mudar a direção e o sentido mantendo a intensidade da força que traciona ou tenciona um fio ou uma corda, podendo ser empregadas para aumentar ou diminuir a intensidade de uma força. Na área da construção civil o uso coletivo de roldanas auxilia em grande proporção, pois estão diretamente relacionadas a movimentações de carga na vertical, cargas extremamente pesadas, que exige forças proporcionais para sua suspensão, assim, agrega-se mais valor à utilização de roldanas que proporciona maior capacidade de levantamento quando se ressalta força motriz.