relatorio engenharia civil guindastes
Graduação de Engenharia Civil
Atividade Prática Supervisionada:
Aplicações das Leis de Newton em Guindastes
07 de Junho de 2013
Caxias do Sul
Atividade Prática Supervisionada:
Aplicações das Leis de Newton em Guindastes
Relatório Técnico apresentado à Faculdade da Serra Gaúcha –FSG como parte das exigências do Curso de Engenharia Civil para obtenção da Aprovação nas disciplinas cursadas no primeiro semestre de 2013.
1. INTRODUÇÃO
A construção civil é um ramo da indústria que absorve um grande número de trabalhadores. Por isso, é relevante para o desenvolvimento do país, tanto econômica quanto socialmente, pela intensidade de atividades que intervêm em seu ciclo de produção, promovendo aquisição de equipamentos, máquinas e outros. Importantes também por aquecerem outros setores da indústria (CORDEIRO, 2002).
Atualmente, o volume de obras na construção civil vem aumentando significativamente, com a demanda por moradias impondo um forte ritmo de produção das construtoras com a verticalização das habitações nas grandes metrópoles. Com isso, tem-se exigido cada vez mais o uso de equipamentos eficientes e capazes de atender aos curtos prazos impostos à execução das obras.
Nesse contexto, são necessários equipamentos que façam transporte vertical e transporte horizontal para movimentação de grandes cargas. E sem dúvida, o guindaste é uma das maiores invenções do homem, já que o mesmo jamais conseguiria sustentar toneladas de materiais com apenas um ser humano no controle. Seus principais usos são em fábricas, construções ou mesmo nas ruas das cidades e metrópoles. Vale ressaltar todo o valor histórico que a temática agrega. Os primeiros protótipos surgiram na mística Grécia antiga, sendo que a movimentação era realizada por animais ou escravos (ENGEL, 2008).
Em geral, os guindastes são usados em obras muito extensas, nas quais a mobilidade com outros