Guindaste ( grua)
Relatório: Guindaste (Gruas) LRJ/Liebherr
Ilha Solteira
201
1. Introdução
No dia 07 de maio de 2014, na no período de aula de introdução a engenharia civil, foi apresentado tecnologia empregado na construção civil, a grua. A palestra foi apresentada por ex-alunos da UNESP.
2. Resumo
Um dos pontos mais abordados durante a palestra foi a diferença entre o uso de tecnologias na construção civil entre o Brasil e os países europeus, estes que comumente usam os guindastes não apenas para obras de grande porte como ocorre em nosso país, mas em construções simples, tais como casas. Essa diferença faz com que aqueles países gastem menos com a mão de obra, cada vez mais cara.
Diversas empresas atualmente tentam trazer essa cultura de uso da grua em obras menores para o Brasil, principalmente para amenizar os custos.
A Liebherr, empresa na qual fabrica a grua foi fundada no período pós-guerra, em que era necessária uma maneira de reconstruir o país rapidamente. A solução encontrada por
Hans Liebherr foi o guindaste móvel de torre, de fácil montagem e baixo preço, o que levou ao sucesso de sua empresa. Durante a apresentação a palestrante Bruna mostrou a função, a praticidade e a economia que os equipamentos tecnológicos trazem ao engenheiro civil.
O uso da grua em obras de grande porte pode fazer com que haja grande economia e velocidade, porém é necessário conhecimento sobre qual o tamanho e forma de guindaste que se adaptam melhor ao ambiente para que não existam acidentes ou problemas na obra. Por isso existe um estudo sobre as gruas que permite calcular o peso de carga e a distância do braço para que haja o equilíbrio.
3. Conclusão
Com essa palestra os alunos conheceram uma tecnologia capaz de acelerar a construção de maneira prática e econômica além de terem conhecido um pouco mais sobre a futura profissão.