Roldanas utilizados na engenharia civil
Atualmente, existem diversos sitemas de polias usados na Engenharia Civil para ajudar a elevar objetos pesados. Alguma vez você reparou como é a extremidade de um guindaste? Se não, iremos apresentar o que é uma polia ou roldana e como elas são utilizadas na Engenharia Civil, ou seja trata-se de um sistema de cordas e polias que trocam a força pela distância. Então iremos apresentar-lhe.
SISTEMAS DE POLIAS UTILIZADOS NA ENGENHARIA CIVIL
Para falarmos um pouco desses sistemas devemos primeiro definir o que é uma polia.
Polia ou Roldana: é um disco móvel que fica em torno de um eixo perpendicular ao seu plano, com um fenda chamada gola no seu contorno, e cujo o eixo se liga a uma peça chamada alça, destinando-se isolada a outras, a elevar objetos pesados.O sistema de roldanas pode obter quantas polias que desejar, pois com isso vai "diminuir" o peso dos objetos. As polias se dividem em dois tipos: polias móveis ou fixas. (FOTO 1)
POLIA FIXA: é utilizada apenas para mudar a direção e sentido da força, utilizada para suspender objetos.
(FOTO 2)
POLIA MÓVEL: facilita a realização de várias tarefas envolvendo peso. A cada polia móvel colocada em um sistema reduz o peso do objeto, mas há uma desvantagem, se formos aumentando o número de polias móveis vai demorar mais a erguer o objeto. São muito utilizadas em oficinas para erguer o motor dos carros.
(FOTO 3)
De acordo com a descoberta de polias ou roldanas, Arquimedes foi o primeiro a descrever o princípio da multiplicação da força em máquinas simples ao utilizar da mesma para movimentar um navio pesado. Com as polias, podemos diminuir em nosso dia-a-dia principalmente na construção civil que depende muito de movimentações de cargas na vertical, pesadas exigindo grandes esforços para a suspensão, sejam eles manuais ou com