Trajetoria do serviço social
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO SERVIÇO SOCIAL MARCO ANTÔNIO DA SILVA REIS
trajetória do serviço social no brasil
Belo Horizonte
2011
MARCO ANTÔNIO DA SILVA REIS
trajetória do serviço social no brasil
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a Disciplina: Portfólio Individual do curso de Serviço Social. Orientadoras: Adarly Rosana Goes, Sergio de Goes Barbosa, Lisnéia Rampazzo, Márcia Bastos
Belo Horizonte
2011
SUMÁRIO
SUMÁRIO 03
INTRODUÇÃO 04
DESENVOLVIMENTO 05
CONCLUSÃO 08
REFERÊNCIAS 09
INTRODUÇÃO
A trajetoria do serviço social no Brasil, trouxe reflexos históricos para a profissão, e com elas dificuldades enfrentadas desde a sua institucionalização. Como profissão, teve um avanço significativo rumo ao desenvolvimento econômico, social, político e cultural do pais. Beneficiou-se com elementos históricos conjunturais, ao mesmo tempo que ampliava dentro do mercado de trabalho.
DESENVOLVIMENTO
O Serviço Social surgiu como profissão, em virtude do desenvolvimento capitalista, foi criada por meio da intervenção do Estado no processo para estabelecer políticas sociais. A igreja católica teve importância nesse processo de institucionalização da profissão assumindo a condição social, devido ao desenvolvimento urbano nas grandes Cidades.
O reconhecimento do Estado com a classe operária, ocorreu a partir da luta da exploração em que eles eram submetidos, devido ao aumento no crescimento das indústrias e o receio de ameaça pairava sobre a classe burguesa. Leis são implementadas pelo Estado com o objetivo de compreender a questão social e política, onde assistência deveria ser usada como forma de regular e controlar os conflitos sociais. O controle da produção e da força de trabalho são elementos fundamentais para aparecimento do serviço social, vinculado à igreja.
Neste contexto surge a primeira